Visita do artista Ivan Ferraz ao CMR

Publicado em Terça, 23 Abril 2013 01:13
Escrito por Ten Mônica

O cantor, compositor e radialista Ivan Ferraz visitou o CMR nesta última quinta-feira (18 Abr 2013). Conhecido no meio militar pela música - Avante Pátria Amada -, que é tocada em todas Unidades do Exército Brasileiro.
     
Foi recebido pelo Cel De Souza, Cmt CMR; Cel Wladimilson, Sub Cmt; TC Almeida Santos, Ch Div Ensino; Maj Fábio Moreira, Ch Supervisão Escolar; Maj Charlinson S/3; professores Cel Souza Leite; Fernando Ivo; Renan e a Ten Karini.

Na ocasião foram sugeridas metas para que um novo espaço cultural fosse aberto, de forma dinâmica e interativa pelos alunos, com a participação de artistas emergentes e consagrados que labutam na música e na literatura nordestina (cordel).

Vamos aguardar o que o Seu Ivan, como é conhecido carinhosamente no meio artístico, vai nos propiciar, juntamente com o Corpo Docente e o Comando do CMR.



Ivan Ferraz: produziu o programa Nordeste, Poesia e Forró

Nascido em 1946, na cidade de Floresta, Ivan é formado em comunicação e radialismo. Em 1981, criou o programa Forró de Ivan, na Rádio Jovem Cap. Na TV Tropical(do governo de Pernambuco), produziu o programa Nordeste, Poesia e Forró, que depois passou a se chamar Forró, Verso & Viola. Ivan tem 9 LPs e 6 CDs gravados.

Ivan Ferraz segue na cruzada pelo forró

por Janaína Lima / JORNAL DO COMERCIO

Contrariando as previsões feitas há alguns anos, quando as bandas de forró dominavam a cena da música regional, o forró pé-de-serra segue como um dos mais importantes estilos da música nacional. Sem espaço nos programas de TV, e visto como sem importância pelas FMs, o forró autêntico volta agora com mais fôlego que antes. A volta, nesse caso, não quer dizer que o ritmo tenha ‘morrido’ e ‘ressuscitado’, como pode parecer. Na verdade, quem havia sumido era o público, embriagado pelos metais dos instrumentos e pelas saias das dançarinas da ‘ôxente music’.

Essas mesmas pessoas hoje procuram nas lojas os discos novos de artistas como Dominguinhos, Jorge de Altinho, Maciel Melo, Flávio José, Petrúcio Amorim, entre outros. Na trilha dos famosos, seguem também os menos conhecidos, mas nem por isso, menos importantes, como é o caso de Ivan Ferraz. Depois de ter lançados vários LPs, o apresentador do Forró, Verso e Viola, programa que vai ao ar pela TV Pernambuco, há 12 anos, coloca no mercado o seu segundo CD, Forró 2000.

Ivan integra o time dos ‘artistas-formiguinha’, aqueles incansáveis, que não desistem de lutar pela sua causa. O forró para ele é isso, uma verdeira causa, pela qual vale a pena viver e cantar.

Discreto, de voz mansa, Ivan escalou um time de primeira para auxiliá-lo nesta segunda batalha, independente, como no disco anterior, Forró, Verso e Viola. O sanfoneiro Camarão, com toda a sua experiência, comanda o grupo de tocadores, assinando a direção musical e os arranjos da obra. Cláudio Almeida comparece com seu violão numa participação especial; o repentista João Lourenço enfrenta um desafio com o cantor, e o aboiador Ronaldo Boiadeiro solta o vozeirão num lamento sobre as festas de vaquejada.

Os convidados especiais também estão nas letras das composições, assinadas por nomes como Aracílio Araújo, João Silva, Heleno Ramalho, José Marcolino e João Lourenço. As 19 faixas trazem ainda algumas parcerias, com Júnior Vieira (Forró 2000), Lourdes Coelho (Espera) e Fernando Spencer (Rainha do cangaço).
REPERTÓRIO – O Forró 2000 de Ivan Ferraz abre com uma provocação. A música homônima composta em parceria com Júnior Vieira reafirma as falhas cometidas por Nostradamus, que não teve suas profecias confirmadas, e brinca, dizendo que o forró 2000 é o verdadeiro, o autêntico.

A segunda faixa é o arrasta-pé Baita forrozão (João Silva). Ainda no mesmo gênero, estão no CD as faixas Fulô de muçambê (Heleno Ramalho) e Flor rainha (José Marcolino). O xote também está representado no trabalho, pelas músicas Obrigado, Caruaru, (Ivan Ferraz/Aracílio Araújo) e Distância ingrata (João Silva).
A tradição de utilizar o coral feminino, uma das marcas dos discos de forró, foi mantido por Ivan Ferraz. As vozes de Nádia Maia, Joana Angélica e Marilda destacam-se principalmente nas faixas românticas, como a terceira, Xodó e chamego.

Dois bons momentos são os que têm a participação de Ronaldo Boiadeiro e João Lourenço, em Aboios de Vaquejada e Riquezas Culturais de Pernambuco e Piauí. Vale ressaltar ainda o poema matuto A Tampa do Tabaqueiro, recitado por Ivan Ferraz, com solo de sanfona de Camarão. A inspiração vinda dos recitais do programa Forró, Verso e Viola, garantiu um toque de originalidade ao trabalho.

Infelizemente, a iniciativa de acrescentar um arranjo de violão à famosa Pedido a São João (José Marcolino) não funcionou. O toque da sanfona encobriu o instrumento de cordas, que passou quase imperceptível. O disco traz ainda uma regravação de Riacho do navio, uma das composições mais famosas de Zé Dantas e Luiz Gonzaga).

Ivan Ferraz-Luizinho Calixto e Arlindo dos 8 Baixos

Ivan Ferraz e Arlindo dos 8 baixos

A MÚSICA NORDESTINA ESTÁ DE LUTO, FALECEU ARLINDO PEREIRA RAMOS-CONHECIDO ARLINDO DOS 8 BAIXOS, QUE NASCEU EM 19 DE ABRIL DE 1942, NO POVOADO DE SANTO AMARO, DISTRITO DE SIRINHAÉM, NA ZONA DA MATA SUL-PE. MOROU EM PONTE DOS CARVALHOS-CABO DE SANTO AGOSTINHO, ONDE EXERCEU O OFÍCIO DE BARBEIRO E TOCANDO NOS FORRÓS NOS FINS DE SEMANA. CONHECI ARLINDO NO INÍCIO DOS ANOS 80, QUANDO JÁ RESIDIA NO SEU ATUAL ENDEREÇO, BAIRRO DE DOIS UNIDOS-RECIFE. LEVEI ARLINDO PARA SHOWS EM FLORESTA, SERRA TALHADA, CLUBE CHESF-RECIFE, ARRIÉGUA...


GRAVEI COM ARLINDO TOCANDO O SEU 8 BAIXOS A COMPOSIÇÃO DE ZÉ MARCOLINO "FLOR RAINHA"-LANÇAMENTO POLYGRAM E UM LP COM ARLINDO TOCANDO ACORDEON, LANÇADO PELA CHANTECLER, INCLUINDO UM ARRASTA-PE MUITO TOCADO NA ÉPOCA "CHEIRINHO BOM". FREQUENTAVA O SEU FORRÓ DESDE O INÍCIO, MUITAS VEZES AO LADO DE LUIZ GONZAGA, QUE GOSTAVA DE AJUDAR O ARLINDO COM A SUA PRESENÇA E CLARO...ERA CASA CHEIA. RECEBI ARLINDO VÁRIAS VEZES NOS MEUS PROGRAMAS DE RÁDIO E TV "FORRÓ, VERSO E VIOLA". GRANDE ARTISTAS, GRANDE INCENTIVADOR DA NOSSA CULTURA E SER HUMANA EXTRAORDINÁRIO. MINHA SOLIDARIEDADE À FAMÍLIA ENLUTADA !

Ivan Ferraz - Eu e Gonzagão - Luiz Gonzaga 100 anos do nascimento

Em mais uma referência ao Rei do Baião, cantor reúne depoimentos, trecho de entrevista, releituras e músicas em homenagem ao compositor. Contato: (81) 9212-0549

BAIXE ESTE CD. CLIQUE AQUI!


Ivan Ferraz quer o forró no gosto da juventude pernambucana

Foto: Magda Silva/Secult
(Foto: Magda Silva)
Por Ana Elisa Freire
A última apresentação do Palco de Cultura Popular, nesta sexta-feira, 19, contou com a presença de um dos grandes divulgadores do forró tradicional no estado. Ivan Ferraz, cantor, compositor e apresentador de rádio e televisão divulga o ritmo há mais de 30 anos, seja através das suas músicas, como também do seu trabalho em meios de comunicação.
Ele disse que ainda não concretizou o seu objetivo. “Quero divulgar o forró autêntico entre os jovens e trazer eles de volta para perto dessas tradições, continuando o trabalho de Luiz Gonzaga”, contou Ivan, que canta em seus shows sucessos próprios e de compositores tradicionais do ritmo.
Para escolher o repertório do seu show “Juventude no Forró”, em que é acompanhado por músicos jovens, Ivan escolhe sempre músicas que retratam o costume e a tradição do sertanejo e do nordestino. “Como na música ‘Festa de Rua’ cantada por Dominguinhos. Ela fala sobre aquelas festas e parques que costumávamos visitar no centro da cidade”, disse Ivan.
Outro grande desafio do forró, para Ivan Ferraz, será a descoberta dos novos líderes que serão reconhecidos mundialmente como divulgadores do autêntico forró pé de serra. “Dominguinhos é um grande líder, mas precisamos descobrir essa nova leva de músicos que vai continuar o trabalho dele”.
Ivan Ferraz se apresentou no Palco Cultura Popular do FIG 2013.

Ivaldo Batista lança Cordel em homenagem a Ivan Ferraz






Jandhy Finizola e o amigo Ivan Ferraz

AO LADO DO AMIGO, MÉDICO E COMPOSITOR JANDHUY FINIZOLA, QUANDO RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO-SOLENIDADE REALIZADA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO-SET/2013.


Agradecimento ao poeta Ailton Guimarães, que me enviou através do amigo poeta-sanfoneiro Raimundo Nunes, um banner com o poema de sua autoria, homenagem ao inesquecível mestre Dominguinhos  "VAI SER DIFÍCIL FICAR SEM VOCÊ" e que está exposto no Espaço Cultural Dominguinhos. 
Entre as fotos, uma quando o mestre visitou o Espaço criado em sua homenagem. 

LPs - Ivan Ferraz – Forrozando

ivan-ferraz-capafrente

“Alô amigos!
Tô aqui de novo forrozando. E participando comigo desse forró estão dois cabras da peste, representantes autênticos da música nordestina, nossos queridos Jacinto Silva e Azulão.
O trabalho para organizar esse forró foi grande, envolvendo muita gente boa sob o comando do maestro Clóvis Pereira. A produção é de Fernando Borges. O resultado está ai.
Como de outras vezes, estou cantando músicas não apenas de minha autoria, mas também de outros compositores conhecidos de vocês, alguns meus parceiros.
ivan-ferraz-e-jacinto-silva
Vale salientar, entretanto, que estou com esse disco, lançando um novo compositor. Trata-se de Manoel Marcolino, um paraíbano, irmão do saudoso poeta José Marcolino, que aqui surge artísticamente em parceria comigo no arrasta-pé “Forrozando”. Do saudoso poeta José Marcolino, gravei: “Cintura de abelha” e uma música inédita “Sinais de inverno”.
Outra novidade é que dedico duas faixas as crianças: “Menino chorão” e um pout pourri de cirandas.
O que resta agora, meus amigos, é colocar a bolacha preta no prato, chamar as caboclas pra sala, sem esquecer de reservar um cantinho pra gurizada se divertir. E deixe a poeira fazer boné.”
(texto do próprio Ivan Ferraz na contra capa do disco)
Depois desse texto do próprio Ivan Ferraz acho que não restou muito que eu possa falar, ele já apresentou e muito bem apresentado esse disco.
Ivan Ferraz – Forrozando
Polydisc
01. Quero meu dinheiro (João Silva) * Participação de Jacinto Silva
02. Cintura de abelha (José Marcolino)
03. Chalero ela (Brito Lucena – Ivan Ferraz) * Participação de Azulão
04. Fogo em Angico (Fernando Spencer – Ivan Ferraz) * Participação de Jacinto Silva e Azulão
05. É sem querer (Onildo Almeida – Luiz Gonzaga)
06. Menino chorão (Jacinto Silva – Ivan Ferraz)
07. Sinais de inverno (José Marcolino)
08. Forrozando (Manoel Marcolino – Ivan Ferraz)
09. Mar d´água (Ivan Ferraz)
10. Pout Pourri dedicado às crianças
  • Ciranda cirandinha (D.P.)
  • Se essa rua fosse minha (D.P.)
  • O cravo brigou com a rosa (D.P.)
  • Terezinha de Jesus (D.P.)
  • Quem me deu foi Lia (Baracho)
Para baixar esse disco, clique aqui

Zeca Preto, Beto Hortis, Ivan Ferraz, Nádia Maia, Dominguinhos, Genaro

sentados-zeca-preto-beto-hortis-ivan-ferraz-nadia-maia-dominguinhos-genaro
*Foto enviada pelo Jairo Melo

Ivan Ferraz, Dominguinhos e Genaro

ivan-ferraz-dominguinhos-e-genaro
*Foto enviada pelo Jairo Melo, de Vicência – PE.

Imprensa: Clipping do Lançamento do CD Samba Matuto na Latada do Forró










CD: Samba Matuto na Latada do Forró

Ao lado de Beto do Bandolim e seu grupo musical, o cantor e compositor pernambucano Ivan Ferraz resgata o samba matuto. 

O CD, com 14 músicas, passeia por composições de Brito Lucena, Luiz Moreno, Celso Garcia, Bráulio de Castro, J. Domingues, José Marcolino, Júnior Vieira, Marques Filho, Adalberto Cavalcanti, Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Marivaldo, José Barbosa e João Henrique, além de suas próprias composições. 

O álbum custa R$ 10. 

Ivan Ferraz lança o CD 'Coletânea – 20 arrasta-pés e marchas juninas’

Pernambucano de Floresta, Ivan Ferraz, há muito tempo, é um nome consagrado da música regional nordestina, sobretudo quando se fala de forró pé de serra, o legítimo, o autêntico. Essa consagração não é apenas pelo que compõe, canta e declama nos discos e apresentações, mas também pelo trabalho de incentivo à nossa cultura que ele realiza há algumas décadas. Tudo feito com amor e afinco, com perseverança e, claro, sucesso. Poucas pessoas têm lutado tanto em defesa da música nordestina como ele. 

Já no CD, Ivan Ferraz, conhecido como Embaixador do Forró por causa da sua luta em favor da música e dos artistas, canta ao lado de Dominguinhos uma música inédita de Bráulio de Castro e que foi intitulada de Festa de rua. Na coletânea, outras canções ganham destaque como Flor rainha (José Marcolino), Céu brilhante (Heleno Ramalho) com participação de Flávio José, Bananeira mangará (Janduhy Finizola) com participação de Genaro e Walkíria Mendes, além de Segura o bode (Correia e Ivan Ferraz). O trabalho independente do cantor e compositor custa R$ 10 e estará à venda no Espaço Cultural Dominguinhos. “Esse CD reúne diversas músicas que gravei no decorrer da minha caminhada musical. Apesar de ser lançado em um período festivo, o álbum vai ficar para a história da música nordestina”, explica Ferraz.

Ivan Ferraz recebe Voto de Congratulações pelo Deputado Tony Gel

Pelo lançamento do CD – Coletânea 20 Arrasta Pés e Marchas Juninas
ESTADO DE PERNAMBUCO
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Legislatura 17º Ano 2013
Requerimento Nº 2473/2013


Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja encaminhado um Voto de Congratulações ao apresentador, cantor, compositor e pesquisador musical Ivan Ferraz, pelo lançamento do CD – Coletânea 20 Arrasta Pés e Marchas Juninas.

Da decisão desta Casa Legislativa, dê-se conhecimento ao apresentador, cantor, compositor e pesquisador musical Ivan Ferraz, Av. Norte, 68 – Santo Amaro, Recife-PE, CEP: 50.040-200; à diretora do Jornal Vanguarda, Mércia Lyra, com endereço na rua Francisco Joaquim, 181, Bloco B, Maurício de Nassau, Caruaru-PE, CEP: 55012-230; à diretora-presidente do Jornal Extra de Pernambuco, Mirtes Ferraz, com endereço na rua Pe Félix Barreto, 79, 3º andar, Maurício de Nassau, Caruaru-PE, CEP: 55012-370; ao gerente da Rádio Jornal de Caruaru, Combé Júnior, com endereço na Av. José Pinheiro dos Santos, 351, Pinheirópolis – Caruaru-PE, CEP: 55032-640; ao diretor da TV Jornal de Caruaru, Augusto Netto, com endereço na Av. José Pinheiro dos Santos, 351, Pinheirópolis – Caruaru-PE, CEP: 55032-640; ; ao Diretor Geral da Rádio Liberdade de Caruaru, Ivan Feitosa, com endereço na Rua da Conceição, 16/22, 2º Andar - Centro, Caruaru/PE, CEP: 55004-140; aos diretores da Rádio Cultura do Nordeste, José Almeida e Onildo Almeida, ambos com endereço na Av. Rádio Cultura do Nordeste, 1130, Indianópolis, Caruaru-PE, CEP: 55026-690; ao presidente da FCDL-PE, Adjar Soares, com endereço na rua do Riachuelo, 105, 4º andar, Recife-PE, CEP: 50050-913; aos vereadores da Câmara Municipal de Caruaru: Cecílio, Demóstenes Veras, Edijailson, Edmilson do Salgado, Eduardo Cantarelli, Evandro Silva, Gilberto de Dora, Jadiel, Jajá, Leonardo Chaves, Louro do Juá, Lula Torres, Marcelo Gomes, Neto, Ranilson, Ricardo Liberato, Romildo, Rozael, Sivaldo Oliveira e Val, todos com endereço na rua 15 de Novembro, 201, Centro, Caruaru-PE, CEP: 55003-904; e aos clubes de serviços de Caruaru.

Justificativa

O requerimento que ora encaminho a esta Casa Legislativa tem por finalidade homenagear o apresentador, cantor, compositor e pesquisador musical Ivan Ferraz, pelo lançamento do seu mais novo CD. É importante registrar que, nesta obra, Ivan faz parceria com o saudoso Dominguinhos, em música inédita de Bráulio de Castro, intitulada “Festa de Rua”.

Natural de Floresta, Ivan iniciou sua carreira no meio artístico chefiando o Departamento de Divulgação da extinta Fábrica de Discos Rozenblit, onde gravou seus primeiros discos. Seguindo o estilo forró de raiz, possui discografia composta por 16 obras, sendo 9 LPs e 7 CDs, as quais foram lançadas por várias gravadoras, como a Polygram, Copacabana e Polydisc.

O ilustre artista também é radialista. Trabalhou na TV Pernambuco, onde apresentou, durante 16 anos, o programa Forró, Verso & Viola, nomenclatura considerada sua marca definitiva. Atuou, ainda, na Rádio Jovem Cap, onde criou o “O Forró do Ivan”. Ele apresenta, diariamente, programa com o mesmo nome, na Rádio Universitária FM – Recife, que possui uma das maiores audiências daquela emissora.

Como compositor, é responsável por grandes sucessos de forró, xote e baião. Gravou, ainda, alguns frevos na década de 70, tendo recebido vários prêmios por suas composições, a exemplo da canção “TOQUE UM FREVO”. Muitas das suas obras foram gravadas por outros artistas de renome nacional, como Jacinto Silva, Azulão e Walmir Silva. Entre suas gravações, ressalte-se "Braço Forte, Mão Amiga", música em homenagem ao Exército Brasileiro, que teve a parceria de Júnior Vieira.

Ivan Ferraz tinha um forte laço de amizade com Luiz Gonzaga. O Rei do Baião considerava o artista como autêntico defensor do regionalismo. Ressalte-se, entre as inúmeras honrarias que recebeu, a medalha comemorativa do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, concedida a ele em dezembro de 2012.

A sua incessante atuação na defesa e no incentivo da nossa cultura consagra-o nos ritmos, harmonias e melodias nordestinas. Podemos afirmar que sua luta, na defesa da música da nossa região orgulha o povo pernambucano.

Portanto, é justo que esta Casa Legislativa se congratule com este legítimo representante do forró pé de serra, pelo lançamento de mais uma obra musical, motivo pelo qual solicito dos meus ilustres pares a aprovação deste requerimento.

Sala das Reuniões, em 12 de agosto de 2013.

Tony Gel
Deputado

Memórias com Dominguinhos e Ivan Ferraz


O amigo e mestre Dominguinhos no Forró, Verso e Viola" - TV Pernambuco
Apresentador: Ivan Ferraz -1996

Lembrança:
Ao lado de Dominguinhos gravando o xote "Tem Coisa Bôa"-05.04.97


No Camarim - Conversando o Amigo Dominguinhos, antes do show que realizamos, comemorando o centenário de Floresta -20.6.2007



Quando recebi o título de Cidadão do Recife (2008), contei com a ilustre presença do amigo Dominguinhos

Cantando com Dominguinhos - Show "Baião dos Dois" (Homenagem a Zé Dantas e Luiz Gonzaga) no Janeiro de Grandes Espetáculos - Teatro Santa Isabel - Recife 2011




Recordando Duda da Passira

O amigo Duda da Passira recebendo o diploma "PERSONAGEM DO MÊS" (31/3/11), do Programa Forró, Verso e Viola da Rádio Universitária 99.9FM.

Lancei dois LPs, produzidos por Fernando Borges, com arranjos e a sanfona de Duda da Passira, grande figura humana e músico talentoso, além de compositor e cantor de estilo próprio. 

Deixa muita saudade e uma grande lacuna na Música Nordestina. Minha solidariedade e votos de pesar à família enlutada! Que Deus Conforte à todos seus familiares e a todos nós, amigos, fãs e admiradores do inesquecível Duda da Passira!

Dominguinhos Inesquecível!

Ao lado do amigo e mestre Dominguinhos, gravando “Festa de Rua” (Bráulio de Castro).

DOMINGUINHOS, Símbolo da Humildade... Amigo Verdadeiro... Discípulo fiel de Luiz Gonzaga... Gênio da Sanfona... Um dos grandes representantes da MPB e em particular da música do Nordeste... Artista de prestígio além Brasil!  


SALVE O INESQUECÍVEL DOMINGUINHOS, PERNAMBUCANO DE GARANHUNS. REPOUSE EM PAZ, AMIGO !

Meu bairro... Moro aqui: Engenho do Meio


Praça Bom Pastor

Texto e fotos Gianfrancesco Mello

Engenho do Meio

Em um único bairro, podemos encontrar diversas realidades culturais, sociais e econômicas. Por esse motivo, nada melhor do que explorar os bairros do Recife descobrindo os infinitos personagens, as diferentes histórias, as marcantes ideias e as mil realizações que se somam em uma teia invisível, entretanto, determinante para a construção de uma identidade. Bairro residencial, o Engenho do Meio é dominado por casas, o que lhe confere um clima especial de moradia, tranquilidade e família. Apoiado em seus confins pelos bairros do Cordeiro, Torrões, Curado, Cidade Universitária e Iputinga, faz parte da 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4), a Oeste da cidade.

Espaço Cultural Dominguinhos traz o melhor ao bairro
Na edição deste mês, fomos atrás de uma ideologia. E, nada mais justo, que aportar em um bairro que serve de aconchego para o Espaço Cultural Dominguinhos, na Rua Lindolfo Collor, que completa um ano de funcionamento no dia 17 deste mês. Para nos guiar, convidamos os cantores Ivan Ferraz e Nerilson Buscape. O nosso ponto de encontro foi o próprio espaço, que está ancorado na Associação dos Servidores da Sudene. O local, além de ser palco para muitos cantores famosos e iniciantes – todos os sábados, das 13h às 19h –, possui quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol e academia de ginástica. O espaço foi fundado no dia 23 de novembro de 1961.

Nosso guia Ivan Ferraz
Pernambucano de Floresta, Ivan Ferraz, há muito tempo, é um nome consagrado da música regional nordestina, sobretudo quando se fala de forró pé de serra, o legítimo, o autêntico. Essa consagração não é apenas pelo que compõe, canta e declama nos discos e apresentações, mas também pelo trabalho de incentivo à nossa cultura que ele realiza há algumas décadas. Tudo feito com amor e afinco, com perseverança e, claro, sucesso. Poucas pessoas têm lutado tanto em defesa da música nordestina como ele. Diariamente, o artista e apresentador divulga no programa Forró, Verso e Viola, da Rádio Universitária FM do Recife, o trabalho de artistas renomados e outros ainda nem tanto. Esse incentivo que Ivan Ferraz dá, desde o tempo em que começou o seu programa na TV Pernambuco, tirou nomes do anonimato, levando-os ao grande público. Soma-se, ainda, em seu currículo nove LPs e 9 CDs. Por sua luta em favor da música e dos artistas, é considerado o Embaixador do Forró. Já Nerilson Buscape toca há 10 anos e gravou dois discos com a participação de diversos artistas. Ele é um dos integrantes – junto com Genildo Sousa – da dupla que forma a banda Os matutos bom de forró, e toca no Espaço Cultural Dominguinhos.

Campo de futebol da Associação dos Servidores da Sudene
Falando em história... O bairro surgiu de uma povoação que se formou em torno de um engenho de açúcar conhecido por Engenho do Meio. Isso porque estava localizado entre outras duas unidades produtoras daquele tipo. Consta que o referido engenho pertenceu ao holandês Jacob Stachouwer e, posteriormente, passou às mãos de João Fernandes Vieira, um dos heróis da guerra contra os holandeses que se tornou um dos mais ricos senhores de engenho do Nordeste. O principal logradouro do bairro é a Rua Antônio Curado (com 2,5 quilômetros), endereço da Troça Carnavalesca Mista Cabeça de Touro. Fundada em 1986, a Troça Cabeça de Touro tem uma origem engraçada e curiosa, como as histórias que dão origem à maioria das troças, blocos e clubes do Carnaval pernambucano. Tudo começou numa das peladas tradicionais da Praça Arnaldo Assunção, no Engenho do Meio, onde jogam quatro contra quatro sem o goleiro. Um dos peladeiros recebeu um lançamento e cabeceou por cima da trave bem embaixo do gol. “A turma não perdoou e o jogador foi logo apelidado de cabeça de touro. Só podia ser um caso de chifre. Furar a bola daquele jeito!”, explica o diretor da troça, Romero Carvalho.


Associação Recreativa Compesa, na Rua Antônio Curado
Nessa mesma rua, paramos na Associação Recreativa da Compesa. O local estava fechado, mas é aqui que nos fins de semana o local esquenta com muitoswing, brega, pop efunk. Um pouco mais adiante, chegamos ao Parque Arnaldo Assunção, que foi fundado em fevereiro de 1988, e a Academia da Cidade do Engenho do Meio. Por aqui, também encontramos a Paróquia Nossa Senhora das Graças. Na mesma localidade, conhecemos o Mercado Público do bairro. Não chega a ser tão organizado como outros mercados públicos da cidade do Recife, mas não deixa de suprir as necessidades dos moradores na hora das compras. Outro ponto característico e positivo do bairro é o trânsito com espaço para os veículos, os ciclistas e os pedestres. Percorrendo pelas ruas, chegamos à Associação Esportiva da região, onde são realizados torneios esportivos e também atividades recreativas com jogadores de times profissionais.

Churrascaria A Carreta, onde as famílias se confraternizam
Na Rua Bom Pastor, avistamos a Churrasqueira A Carreta, onde as famílias confraternizam, e também o Madrugão Lanches, que se tornou o point da turma jovem pós-balada. O bairro é um dos menores do Recife e estamos quase chegando ao final dele. Todavia, não poderíamos deixar de falar sobre o Instituto Bom Pastor. Uma instituição que, além de fazer trabalhos com alcoólicos anônimos, também recebe algumas presidiárias que são cuidadas e obervadas pelo Estado. Em frente ao Instituto, vemos a Praça do Bom Pastor. Enfim, muitas coisas podem ser exploradas nos bairros do Recife. O Engenho do Meio não é diferente. Andando por suas ruas, é possível respirar um pouco da sua efervescência e, por que não, entendê-lo e desfrutá-lo por meio da sua complexidade e fertilidade cultural.

Ivan Ferraz Declama Poetas da Roça

O cantor, declamador e compositor Ivan Ferraz é um nome consagrado da música regional nordestina, sobretudo quando se fala em forró pé de serra. Essa consagração se deve, sobretudo, ao trabalho de incentivo à cultura local que ele realiza há algumas décadas. 

O álbum, com 17 poemas, tem trilha sonora dos músicos Cláudio Almeida no violão e Alberto Guimarães no violão 7 cordas (faixa 15). No CD, artistas como Dedé Monteiro, Zé Laurentino, Rui de Moraes e Silva, Chico Pedrosa, Amazan, Zé da Luz, Zé Marcolino, Zé Laurentino e Antônio Francisco ganham força na voz de Ivan Ferraz, que ainda produziu e dirigiu o trabalho. “O meu objetivo é sempre divulgar a cultura da nossa região. Nesse CD, declamo poetas puros e genuínos”, explica o cantor.

Segundo o escritor Zelito Nunes, neste CD, Ivan declama clássicos da nossa poesia popular. “Mais uma variante do seu talento, no qual desfilam desde o mestre Zé da Luz até os seus diletos seguidores como Chico Pedrosa, Zé Laurentino e Amazan. Ele ainda proporciona um verdadeiro passeio ‘molhando os nossos pés de orvalho da rama da melancia’, como teria dito Manoel Filó.” O escritor lembra ainda que “falar de Ivan Ferraz é folhear um livro com histórias do passado, presente e futuro do universo musical, um legado que vai atravessar gerações”.

anuncio google